A obra da Vernácula, Inglês pelo Método Natural, baseando-se na obra de Arthur Jensen, utiliza o método natural de línguas, método que foi aplaudido e empregado por diversos estudiosos renomados em universidades do mundo inteiro. A obra foi elaborada de forma muito inteligente e com uma verdadeira percepção pedagógica.
Podemos dizer que é a obra mais próxima a corresponder à concepção ideal de aprendizado de uma língua moderna.
O livro da Vernácula é dividido em duas séries distintas de vinte capítulos, cada um com seu próprio assunto geral, que servem ao mesmo tempo como aprendizado e uma abordagem bem informada de vários aspectos da civilização inglesa, da vida e costumes do povo britânico.
Na primeira série acompanhamos o dia-a-dia de uma família inglesa, conhecemos seus membros, particularidades, hábitos e rotina. Somente com esta série já é possível adquirir um conhecimento razoável da língua e ser familiar com as palavras e frases mais necessárias para sentir-se em casa com a língua.
A segunda série narra a viagem de três jovens aprendizes de inglês para a Inglaterra, juntamente com seu professor. Acompanhamos os jovens nos preparativos para viagem e durante sua visita a Londres conhecemos os principais aspectos da cidade, suas principais ruas, lojas, bairros, pontos turísticos, parques, instituições, etc. Somos até mesmo brindados com uma breve narrativa da história da Grã-Bretanha desde os tempos da conquista pelo Império Romano.
Este é um dos aspectos mais positivos da obra da Vernácula, a história foi feita para contar algo a mais, ela possui um propósito informativo. O aluno que finalizar estas duas séries terá grande familiaridade com os costumes britânicos, e será capaz de se expressar em inglês, ler textos fáceis, entender a língua falada e até mesmo falar em alguma extensão.