A obra da Vernácula – volume 1, parte 2

A obra da Vernácula – volume 1, parte 2

O livro da Vernácula é dividido em duas séries distintas de vinte capítulos, cada um com seu próprio assunto geral, que servem ao mesmo tempo como aprendizado e uma abordagem de vários aspectos da civilização inglesa, da vida e costumes do povo britânico. Neste artigo falaremos da segunda série, que correspondem os capítulos 21 ao 40.

A primeira série focava no dia a dia da família Moore. A segunda série abandona essa narrativa e foca em três jovens aprendizes que planejam viajar para a Inglaterra juntamente com seu professor.

Diálogo e personagens

Aqui a série foca mais na expansão do vocabulário através de diálogos que vão se tornando mais complexos e novas situações que vão surgindo.

Os alunos precisam fazer os preparativos para a viagem, juntar dinheiro e programar férias. A viagem começa e o professor atua como uma espécie de narrador, explicando os detalhes e pormenores de cada situação, seja a bordo do trem, do metrô, no hotel, nos passeios de barco, nos parques, etc.

Passamos pelas principais lojas de Londres da década de 50: Charing Cross, Oxford Street e Bond Street. Conhecemos o Tâmisa, o Hampton Court Palace, Regent’s Park, Hyde Park, Zoological Gardens,o palácio de Buckingham e o Parlamento, onde o professor explica o funcionamento da Câmara dos Comuns, Câmara dos Lordes além outras instituições inglesas, como escolas, hospitais e a igreja. Somos instruídos a respeito do antigo e complicado sistema monetário britânico. Acompanhamos os viajantes num passeio de ônibus por toda a extensão de Londres, de Oeste a Leste, onde conhecemos um pouco dos seus subúrbios e partes centrais.

Em um dado momento, somos até mesmo brindados com uma breve narrativa da história da Grã-Bretanha desde os tempos da conquista pelo Império Romano. Ali entendemos um pouco a história dos Bretões, Celtas, Anglos e Pictos, e como essas tribos formaram cada país que compõem a Grã-Bretanha: Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda.

Ao final da viagem, um dos estudantes recebe uma proposta de emprego e acaba ficando em Londres. O segundo volume irá acompanhar o dia a dia desse jovem em seu novo emprego.

O aluno que finalizar este primeiro volume terá grande familiaridade com os costumes britânicos, e será capaz de se expressar em inglês, ler textos fáceis, entender a língua falada e até mesmo falar em alguma extensão, além de ter a sensação que conhece um pouco da própria Londres.

Vocabulário e gramática

O aspecto mais positivo do método natural é ensinar por meio de uma história. Além de ser extremamente didática, ela possui um propósito informativo, ela foi escrita para contar algo a mais.

O vocabulário progride conforme a história avança. Praticamente nenhum tópico novo de gramática é abordado neste segunda série, ela simplesmente amplia e expande os conceitos gramaticais adquiridos na primeira parte.

O esquema de ilustrações e explicações nas margens segue a mesma dinâmica da primeira parte, bem como os exercícios.

Resumo dos principais aspectos da segunda parte:

Gramática: ampliação e expansão dos conceitos já trabalhados na primeira parte.

Diálogos: Focados em informar os aspectos e costumes do povo britânico, de Londres, das instituições e locais.

Fonética: transcrição fonética das principais palavras + video-aulas.

Exercícios: livro de exercícios exclusivo.

Ilustrações e explicações: na margem lateral.

Personagens: Três jovens estudantes e seu professor.

Deixe um comentário