Big, bigger, biggest

Big, bigger, biggest

A PALAVRA BIG

Na língua inglesa, o adjevito “big”, que significa “grande”, serve principalmente para qualificar objetos em sua dimensão física (também é possível utilizar a palavra “large” para a mesma situação. “A big car”, “a big house”, “a big city” são exemplos de uso deste adjetivo.

Ele também pode ser usado para caracterizar situações ou contextos (“big day” = “grande dia”, por exemplo), mas nestas situações é mais apropriado utilizar a palavra “grande” não pela expressão “big”, mas “great”, principalmente na língua falada.

COMPARATIVO E SUPERLATIVO

O adjetivo também possui as formas comparativa e superlativa. No primeiro caso, acrescenta-se a terminação G-E-R, sendo o E-R característico do caso comparativo e a consoante final duplicada (letra G) acrescentada nos casos comporativos terminados em consoante-vogal-consoante (neste caso, B-I-G). Assim, o comparativo de “big” é “bigger”.

Por exemplo: “São Paulo is bigger than Porto Alegre” ou “John’s car is bigger than Eduardo’s car”.

Em sua versão superlativa, “big” é escrito como “biggest”, acrescentando a terminação E-S-T, endo o E-S-T característico do caso superlativo e a consoante final duplicada (letra G) acrescentada nos casos comparativos terminados em consoante-vogal-consoante (neste caso, B-I-G). Como o superlativo faz referência a um objeto apenas, o principal entre todos, seu adjetivo é sempre precedido pelo artigo “the”, enfatizando o sujeito da frase. Assim, esta forma de adjetivação pronuncia-se “the biggest”.

Por exemplo: “São Paulo is the biggest city in Brazil” ou “My house is the biggest house at Protásio Street”.

Deixe um comentário