fbpx

Inglês pelo Método Natural - Volume 1

Livro texto + Livro de Exercícios

Este é o primeiro de dois volumes do livro Inglês pelo Método Natural, da Escola Vernácula. Ele é baseado no original de Arthur M. Jensen, English by the Nature Method, obra amplamente utilizada para o ensino do inglês desde os anos 50 até meados dos anos 70. Foi aplaudida e empregada por diversos estudiosos renomados em universidades do mundo inteiro. No entanto, com o tempo, o livro perdeu espaço para sistemáticas mistas e “mais modernas”. A intenção da Vernácula é resgatar esse método comprovado, o qual se mostra o mais eficaz em sua abordagem intuitiva e orgânica.

R$168,00

A obra da Vernácula e o método natural

O livro ‘Inglês pelo Método Natural’, que se baseia na obra de Arthur Jensen, utiliza o método natural de línguas, — método este aplaudido e empregado por diversos estudiosos renomados em universidades do mundo inteiro. A obra foi elaborada de forma inteligente e está embasada em uma profunda intuição pedagógica.
Podemos dizer que é a obra mais próxima de corresponder à concepção orgânica de aprendizado de uma língua moderna.
Ela se divide em duas séries de vinte capítulos, cada um com um assunto próprio, que servem ao mesmo tempo para o estudo da língua e como uma descrição informativa de aspectos diversos da civilização inglesa, da vida e costumes do povo britânico.
Na primeira série acompanhamos o dia-a-dia de uma família inglesa, conhecemos seus membros, particularidades, hábitos e rotina. Somente com esta série já é possível obter-se um conhecimento razoável da língua, e se familiarizar com as palavras e frases básicas para se adquirir um bom domínio da língua.
A segunda série narra a viagem de três jovens aprendizes de inglês para a Inglaterra, juntamente com seu professor. Acompanhamo-nos em seus preparativos e durante sua visita a Londres. Conhecemos os principais aspectos da cidade, suas principais ruas, lojas, bairros, pontos turísticos, tais como parques, instituições, etc. E somos até mesmo brindados com uma breve narrativa da história da Grã-Bret anha, desde os tempos de sua conquista pelo Império Romano.
Este é um dos aspectos mais positivos da obra: sua história foi elaborada para contar algo a mais. Ela possui um propósito informativo. Assim, o aluno que finalizar estas duas séries terá grande familiaridade com os costumes britânicos, tornando-se capaz de ler textos fáceis, entender a língua falada e se comunicar com propriedade.

A obra da Vernácula: volume 1, parte 1

O livro ‘Inglês pelo método natural’ divide-se em duas séries de vinte capítulos, cada um com um assunto próprio, que servem ao mesmo tempo para o estudo da língua e como uma descrição informativa de aspectos diversos da civilização inglesa, bem como da vida e dos costumes do povo britânico.
Na primeira série acompanhamos o dia-a-dia de uma família inglesa, conhecemos seus membros, particularidades, hábitos e rotina. Somente com esta série já é possível obter-se um conhecimento razoável da língua, e se familiarizar com as palavras e frases básicas para se adquirir um bom domínio da língua.

Gramática e vocabulário

Esta primeira série foca mais em vocabulário do que em expressões de pensamento mais complexas. Os capítulos abordam assuntos como o tempo, partes da casa, partes do corpo, objetos de uso cotidiano, refeições, vestimentas, etc.
As formas gramaticais fundamentais são desde o início comunicadas de maneira natural, sem termos técnicos. O verbo ‘to be’, adjetivos, graus de comparação, presente simples, passado simples, futuro, presente perfeito, pronomes, em suma, toda a estrutura essencial para gerar desenvoltura com a língua inglesa são ensinadas nessa primeira parte.
Com iso, torna-se possível construir uma linguagem sem recorrer ao dicionário ou a explicações de gramática que, muitas vezes divorciadas de seu contexto, não são capazes de transmitir aos alunos as noções de que precisa.

Ilustrações e explicações

Toda a construção de vocabulário e de gramática é feita sem o uso de tabelas, dicionários ou esquemas gramaticais. A linguagem é apresentada de maneira orgânica, em forma de história. Associando imagens a palavras e situações, o material se desenvolve de modo que cada novo elemento seja explanado em um contexto constituído por elementos já adquiridos.
As notas nas margens indicam o caminho que o aluno deve seguir. Todos os principais conteúdos estão apontados nelas, e o aluno deverá prestar atenção, compreender como o conteúdo ali explicado se insere no texto para então absorvê-lo totalmente.

Diálogos e personagens

Acompanhando o dia a dia da família Moore, todo o conteúdo vai se desvelando de forma gradativa, começando com um vocabulário muito simples e indo em direção a formas mais complexas. Sendo o vocabulário construído a partir de situações cotidianas, e sempre dentro de um contexto, será mais facilmente memorizado, por causa da rede de associações que vai crescendo desde o primeiro capítulo.
Desta forma, os primeiros oito capítulos são dedicados a construir o vocabulário elementar. Os diálogos entre personagens começam no capítulo nono.

O foco entre personagens varia a cada capítulo. Em um deles, acompanhamos as crianças em sala de aula, em outro a Sra. Moore em um jantar com amigos, em outro ainda um passeio do Sr. Moore com os filhos no centro de Londres , dentre muitas outras situações.
Fonética

Ao final de cada capítulo há uma lista das principais palavras, com sua respectiva transcrição fonética, de acordo com o IPA, o Alfabeto Fonético Internacional. Dessa forma, o aluno poderá reproduzir a pronúncia correta das principais palavras sem dificuldade.
Além disso, estamos preparando um curso online, em formato EAD, que contará com a leitura integral do texto, além de explicações e videoaulas. Baseado no método natural, o mesmo método do livro, o curso não utilizará nenhuma outra língua além do próprio inglês, tanto para ler quanto para explicar.

Exercícios

Cada capítulo contém um conjunto de exercícios que devem ser resolvidos antes de passar para o próximo. Os exercícios trabalham 3 habilidades: vocabulário, gramática e escrita. A quantidade de exercícios varia por capítulo, mas cada um terá esses 3 tipos.
Nos exercícios de vocabulário, o aluno precisa preencher frases com palavras apresentadas no capítulo, mostrando que aprendeu o seu significado. Em capítulos mais avançados, há exercícios que pedem que o aluno descreva, em inglês, algumas palavras selecionadas.
Nos exercícios de gramática, o aluno precisa aplicar corretamente os conceitos aprendidos, demonstrando que os aprendeu de maneira conceitual, e não em apenas frases soltas e desconexas.
Finalmente, nos exercícios de escrita são feitas algumas perguntas relativas à história do capítulo. O aluno deve tentar respondê-las com o mínimo possível de recurso ao texto, procurando desenvolver as ideias com o vocabulário que ele aprendeu.

Fechar Menu
×
×

Carrinho